3 A queda
1. A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que YAUH o criador tinha feito. Ela disse à mulher: "Então o criador disse: Vós não podeis comer de todas as árvores do jardim?"
2. A mulher respondeu à serpente: "Nós podemos comer do fruto das árvores do jardim.
3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, o criador disse: Dele não comereis, nele não tocareis, sob pena de morte."
4. A serpente disse então à mulher: "Não, não morrereis!
5. Mas o criador sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como criadores, versados no bem e no mal."
6. A mulher viu que a árvore era boa ao apetite e formosa à vista, e que essa árvore era desejável para adquirir discernimento. Tomou-lhe do fruto e comeu. Deu-o também a seu marido, que com ela estava e ele comeu.
7. Então abriram-se os olhos dos dois e perceberam que estavam nus; entrelaçaram folhas de figueira e se cingiram.
8. Eles ouviram o passo de YAUH o criador que passeava no jardim à brisa do dia e o homem e sua mulher se esconderam da presença de YAUH o Criador, entre as árvores do jardim.
9. YAUH o criador chamou o homem: "Onde estás?", disse ele.
10. "Ouvi teu passo no jardim," respondeu o homem; "tive medo porque estou nu, e me escondi."
11. Ele retomou: "E quem te fez saber que estavas nu? Comeste, então, da árvore que te proibi de comer!"
12. O homem respondeu: "A mulher que puseste junto de mim me deu da árvore, e eu comi!"
13. YAUH o criador disse à mulher: "Que fizeste?" E a mulher respondeu: "A serpente me seduziu e eu comi."
14. Então YAUH o criador disse à serpente: "Porque fizeste isso és maldita entre todos os animais domésticos e todas as feras selvagens. Caminharás sobre teu GÊNESIS ventre e comerás poeira todos os dias de tua vida.
15. Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua semente e a semente dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar."
16. À mulher ele disse: "Multiplicarei as dores de tuas gravidezes, na dor darás à luz filhos. Teu desejo te impelirá ao teu marido e ele te dominará."
17. Ao homem, ele disse: "Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te proibira, comer, maldito é o solo por causa de ti! Com sofrimentos dele te nutrirás todos os dias de tua vida.
18. Ele produzirá para ti espinhos e cardos, e comerás a erva dos campos.
19. Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornarás."
20. O homem chamou sua mulher "EVA", por ser a mãe de todos os viventes.
21. YAUH o criador fez para o homem e sua mulher túnicas de pele, e os vestiu.
22. Depois disse YAUH Criador: "Se o homem já é como um de nós, versado no bem e no mal," que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre!"
23. E YAUH o criador o expulsou do jardim de Éden para cultivar o solo de onde fora tirado.
24. Ele baniu o homem e colocou, diante do jardim de Éden, os querubins e a chama da espada fulgurante para guardar o caminho da árvore da vida.
0 Comentários
Agradecemos Muito.
Não esqueça de compartilhar!